sábado, 20 de fevereiro de 2016

CAFÉ



Quinta-feira ouvi de uma amiga com quem me encontrei em um restaurante na hora do almoço:

- Agulhô, estou fazendo sessenta e dois anos e confesso que nunca vivi nada parecido... Essa crise econômica, política e moral. Como pudemos chegar aqui, Agulhô?

Ontem, tomei café da manhã com um amigo que gostaria de trocar ideias a respeito de um convite feito a ele para que ingresse na política com vistas a concorrer já nas próximas eleições.

Meu amigo é um animal talhado para a Política. Para a Política Institucional, digo, já que animais políticos todos nós somos. Tenaz, esperto, matreiro, inteligente, carismático, conhecido e reconhecido por muita gente em diferentes espectros da vida social. Porém, puro. Daqueles que os olhos marejam quando fala de família.

Mal sabe o meu amigo que quando me convidou para a conversa pensava que eu iria fazer a ele uma gentileza ao ouvi-lo para poder opinar. Drenei meus espíritos, soltei meus demônios, sai de lá com a certeza de que o protagonista do convite fora eu.

Mas, enfim.

Defendi a tese de que a História nos ensina que, jamais, em tempo algum e em nenhum lugar do mundo, a Política Institucional serviu de fato à Sociedade. Ungidos por ela os homens convertem-se pelo poder e transforma o Estado, esta estrutura criada por nós nos tempos modernos, no reduto do mal.

Não do mal em si, mas no lugar onde está ausente o Bem. Porque o Bem pertence à Sociedade e, como Ele é universalmente inatingível, sobra aos homens apoderados tomar conta – e como tomam – exclusivamente dos seus interesses.

Há, na origem, uma impossibilidade absoluta do Estado servir o Bem, principalmente universalmente. Não há, fisicaquanticamente falando, a menor possibilidade de se fazer um governo para todos.

O Mal surge por força do mal intrínseco ao caráter das bestas, dos infelizes, dos sanguessugas, dos vis transformando a estrutura em uma matriz endêmica lastreada por enervações cancerígenas, pústulas, nódoas, furúnculos. A ponto de dar a parecer que é ali mesmo que reside todo o Mal.

E tornou-se também universalmente impossível, absolutamente impossível, pertencer ao reduto sem cooptar. “Não há como ser freira em puteiro”, eu disse ao meu amigo.

O pior é que meu amigo, simpático e generoso que é, concordava comigo em tudo. “Eu só não sei disso, como concordo em gênero, número e grau”, disse-me, afagando carinhosamente o meu braço, em um esforço para aplacar o meu desespero.

Mas espere, não há outro caminho para se fazer a mudança se não pela via da legitimidade daquilo que foi aceito pela própria Sociedade instituir. Fora isto apenas a guerra, a revolução, a tomada das bastilhas e a quilhotinagem da Rainha e/ou dos Reis.  

Nós temos inúmeros casos na História Mundial que atestam situações limítrofes do abuso inequívoco do Mal. E a anarquia se estabeleceu como a única e última alternativa do Bem para se derrubar o Mal, mesmo não tendo nada para se colocar no lugar.

Emocionado sugeri a ele que ingresse, lembrei-me de Jane Fonda a atriz americana que certa vez disse: “Se quer mudar o Sistema, tem que ir para dentro”.

Comprometi em ajuda-lo e aqui digo, inclusive contra a si mesmo, porque vou cooptar minha família a estar também junto e atenta ao projeto. E ele sabe que minha família é o meu maior Bem.

Aliás, a propósito. Pretinha, esta semana, usou da prerrogativa institucional conferida a ela pela Sociedade. Noninha aprontava suas artes até que:

- Liz, você sabe quem manda nesta casa é o papai e a mamãe, não sabe?

- Sim... Mas que dia que eu que vou mandar?

Ah, meu Deus, a História!!!

Terminaria meu post aqui, no entanto, quero deixar uma fala do escritor uruguaio Eduardo Galeano que eu adoro (e não só porque ele me lembra, pela sua fisionomia, o meu pai) no filme UTOPIA E BARBÁRIE, documentário do Silvio Tendler:

“O direito de sonhar é o pai e mãe de todos os direitos e o que dá de comer a todos os demais. O que seria de nós se não pudéssemos ver além da tristeza de nos lançarmos além do desamparo?

O que seria de nós? Que pobres seríamos, não somente pobres no sentido material, desta pobreza que tanta gente sofre no mundo. Mas uma pobreza ainda mais trágica, ainda pior. Pobres na falta deste pão imprescindível que dá de comer a esperança.”




Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário