sábado, 14 de março de 2015

HÁFAZERES



Participo do Instituto Horizontes - IH que é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, formada por voluntários, entre profissionais liberais, empresários, intelectuais e pessoas de diversos segmentos da sociedade. Seu principal objetivo é ser articulador de estudos e ações que busquem a melhoria da qualidade de vida do cidadão, sem limitação do seu espaço geográfico.

Quinta-feira, à noite, participei junto a outros colegas do IH de um encontro no auditório da Prefeitura de Betim. O propósito da reunião foi o de apresentar aos convidados para o encontro o Plano de Ações Estratégicas – PAE para o Vetor Oeste da região metropolitana de Belo Horizonte.

O PAE Vetor Oeste, que cobre as cidades de Mateus Leme, Juatuba, Betim, Contagem, Belo Horizonte, Igarapé, Sarzedo, Joaquim de Bicas, Mario Campos e Ibirité, visa estimular grupos de atores da região a definirem e executarem ações estratégicas promotoras de desenvolvimento integrado e sustentável.

As principais atividades do PAE foram:

  • Engajar representantes do setor público, privado e da sociedade civil organizada para identificar Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades para o Vetor;
  • Coletar a opinião de consultores sobre a situação do Vetor;
  • Definir ações estratégicas promotoras de desenvolvimento integrado e sustentável.

A conclusão de nossos estudos apontou a inadiável necessidade do Vetor Oeste atacar três grandes prioridades:

1. ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL objetivando compatibilizar os investimentos e ações na organização dos arranjos produtivos no Vetor; na conciliação dos Planos Diretores Municipais entre si e com o Macrozoneamento do PDDI-Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana nas áreas de educação e qualificação profissional e nas áreas de saúde e segurança.

2.     MOBILIDADE objetivando compatibilizar os investimentos e ações para disciplinar o uso e ocupação do solo e melhorar o desempenho dos sistemas viário e de transportes no âmbito dos municípios do Vetor.

3.   ÁGUA SANEAMENTO E QUALIDADE DE VIDA objetivando compatibilizar os investimentos e ações para universalizar a oferta de saneamento básico no Vetor; a proteção das nascentes, cursos d’água e reservatórios; e a compensação aos municípios do Vetor pela manutenção de recursos naturais existentes.

Presentes à reunião de quinta-feira o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, os prefeitos de todas as cidades do Vetor Oeste (inclusive Belo Horizonte), vereadores, Diretores da COPASA, diretores e proprietários das maiores empresas que operam no Vetor, diretores da FIEMG e do CIEMG representantes diversos da sociedade, sindicatos em um público perto de duzentos e cinquenta pessoas.

Abri a minha fala dizendo que todos nós temos ao longo da vida oportunidades para tornar alguns momentos memoráveis e aquele encontro significava, para mim, um desses momentos.

E o foi.

Coloquei-me como cidadão, descerebre e anônimo que sou, e conclamei publicamente os prefeitos das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim que assumissem como líderes cada uma das três prioridades a serem atacadas.

Assumiram: MOBILIDADE o Prefeito de Belo horizonte, ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL o Prefeito de Betim e ÁGUA, SANEAMENTO E QUALIDADE DE VIDA o Prefeito de Contagem.

Na sequência foram constituídos nove grupos de impulsão, que desenvolverão as ações estratégicas definidas no PAE, integrados pelos demais participantes da reunião através de inscrição espontânea.

Adiante, espero, há um imenso e profícuo trabalho a realizar e, para tanto, já contratamos com as autoridades presentes um cronograma de reuniões.

Amanhã não participarei das manifestações de rua programadas. Vou à Santa Luzia. Devo comprar ração para os cachorros e passarinhos e pagar a quinzena do Joselone, nosso caseiro.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário