quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VUPT



Quando eu tinha cinco anos de idade, perguntavam-me o meu nome e onde eu morava. Eu respondia o meu apelido pelo qual me chamavam, já que não sabia dizer o meu nome e, endereço, eu nem sabia do que se tratava.

Meus filhos, com cinco anos de idade, respondiam o nome todo e o endereço completo: rua, número, apartamento, bairro, cidade, estado e país.

Daqui a cinco anos, quando perguntarem para Liz, ela responderá o seu primeiro nome e o seu e.mail, facebook e twitter ou algo derivado disso.

Estive ontem coordenando um workshop realizado no Hotel Renaissance em São Paulo, do qual participaram na platéia as organizações com o maior volume de processamento de documentos do país. No palco a maior empresa do mundo de EED-Envio Eletrônico de Documentos, americana, e a maior empresa da América do Sul e a quarta do mundo, que é brasileira.

Os painelistas, americanos e brasileiros, pintaram o quadro de realidades que nos assolarão em um futuro imediato. Avanços tecnológicos irão permitir maior segurança transacional em vias digitais do que pelos correios e outros meios de entrega tradicionais.

Nossas faturas mensais de cartões de crédito, contas gerais, documentos de qualquer natureza serão transacionados via digital. No Chile mais de sessenta por cento de todos os documentos já veiculam, exclusivamente, em meio eletrônico.

Lembram-se dos encartes promocionais das companhias de seguro, cartões de crédito e assemelhados? Pesquisas dão conta de que uma parcela muito pequena de clientes dá atenção a estes encartes o que implica em um retorno muito pequeno do investimento em marketing.

Pois bem, as peças promocionais serão alocadas no mesmo documento (faturas, contas, boletos, etc) e não se restringirão ao emissor do título, isto é, na sua conta de telefone virão inserções promocionais de empresas automobilísticas, varejo e sei lá mais o quê. Isto somente se assim você o desejar e em qualquer dispositivo: smartpfones, iPad, laps, lops  e lups em tempo real, sem necessidade de senhas e sem passar no site do banco ou outro prestador de serviço transacional.

Essas novas práticas são pressionadas pelos custos de postagem, o custo hoje por envelope está em R$1,20. Multiplique apenas pelo número de contas de telefone anuais que são entregues pelos Correios. São bilhões de reais de redução dos custos das operadoras e maior praticidade para os clientes.

Outra determinante é a sustentabilidade. Milhares de árvores deixarão de ser cortadas para se converterem em papel.

Inúmeras restrições serão superadas: marcos regulatórios, Procons, cultura. A grande questão ainda é a da segurança da via, no entanto, os especialistas presentes garantem que ela tornar-se-á absolutamente segura aos bandoleiros virtuais.

Pare o mundo que eu quero descer.

A fala institucional do dono da empresa brasileira presente, que sediou o encontro e que comemora vinte anos de fundação, foi uma viagem extraordinária nas agudas transformações tecnológicas das últimas duas décadas.

Liz  viverá em um mundo extraordinário. Só espero que ela seja salva da virtualidade e viva um pouco a vida rudimentar. Quando lhe perguntarem onde mora ela responderá o e.mail, o facebook, o twitter e complementará:

- Mas eu gosto mesmo é de estar no sítio do vovô e da vovó brincando com os meus primos, amiguinhos e com os patinhos, as tartarugas, as galinhas, o jabuti...


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário