terça-feira, 6 de novembro de 2012

IDIOTIA




Na Delegacia de Policia um elemento é apresentado ao delegado pelos investigadores responsáveis pela sua prisão por vadiagem.

- “Não ponham a mão em mim!”, brada o vadio logo que vê o delegado.

- “E por que não, ô meu?”.

- “Meu cunhado é Procurador, minha esposa é membro da Assembleia, meu sogro é Juiz e minha irmã é Promotora...”.

Já nas ruas, liberado, o vadio encontra-se com um amigo:

- “Os home já te soltaram, cara? Como você conseguiu sair logo?”.

- “Eu disse prá eles quem eram alguns parentes meus”...

- “Só por isso”?

- “Eles não escutam a gente, ora... E não ficaram sabendo que meu cunhado é Procurador de emprego, pois está desempregado; minha esposa é da Assembleia de Deus; meu sogro é Juiz de futebol de várzea e minha irmã é Promotora da Avon”.


Ontem assisti no Canal Brasil, no programa Espelho, a entrevista a Lazaro Ramos de uma Desembargadora de Justiça do Estado da Bahia. Ela se diz negra, mulher, divorciada e nordestina, portanto discriminada. Durante dez anos de magistratura foi seriamente perseguida na instituição e em que pese inúmeros fatos ela conseguiu manter-se firme em seus propósitos e tornar-se no final do ano passado desembargadora.

Conta ela, na entrevista, que quando criança levou, para que o pai comprasse, a lista de material escolar. Quando retornou a escola apresentou ao professor os materiais e foi questionada pelo mestre pela qualidade dos mesmos, pois não estavam na especificação da lista entregue por ele. E disse mais:

- “Pela qualidade dos materiais comprados pelo seu pai, você não tem condições de estudar nesta escola. Porque você não aprende a fazer feijoada e vai trabalhar em um restaurante”?

- “Eu vou continuar estudando aqui, vou me formar em Juíza e vou voltar aqui para prender o senhor”.

Já magistrada voltou à escola, mas o professor já havia morrido. Ela disse que não tinha a intenção de prendê-lo, mas sim de agradecê-lo, pois teria sido o comentário dele o combustível para que ela seguisse o seu propósito.

Teste rápido: qual a cor do vadio e na suposição do delegado qual a cor dos parentes do mesmo?


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário