terça-feira, 12 de maio de 2020

VERDANTIRAS



“Cada manhã, para ganhar meu pão / vou ao mercado onde se compram mentiras. / Cheio de esperança / incluo-me entre os vendedores”.
Bertold Brecht, “Hollywood”:

Estou novamente em crise. Como se eu tivesse mesmo saído da última. É que não dá para, em acompanhando minimamente o que se passa, não viver permanentemente em crise.

Saí novamente do Face book. Voltei pro blog.

Vou escrever menos o que amplificará minhas crises. Apoio-me em Millor: “as pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades”.


CENA UM

Segundo estudos do Banco Mundial no mundo, temos hoje em torno de 821 milhões em situação de insegurança alimentar - mas há 135 milhões que realmente passam fome. São pessoas que estão não só na insegurança, mas não têm a cada dia o que comer.

O estudo estima que em torno de 130 milhões vão se juntar a esses 135 milhões, formando 265 milhões. Vai dobrar o número de pessoas com fome crônica no mundo devido ao vírus e à crise econômica que vem junto. 

No Brasil, que é o oitavo país mais desigual do mundo (estamos à frente de seis países africanos e da Guatemala), a estimativa é de que cerca de 5,4 milhões de pessoas – o tamanho de um país como a Noruega – passem para a extrema pobreza por conta da pandemia. O total chegaria a quase 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou cerca de 7% da população.


CENA DOIS

Em 24 de abril, os onze ministros do STF votaram contra uma lei da cidade de Novo Gama sobre a chamada “ideologia de gênero”. A expressão é usada por grupos conservadores e religiosos contrários ao debate sobre diversidade sexual e identidade de gênero.

Declaração do Presidente da República hoje: “Sabemos que, por 11 a zero, o STF derrubou uma lei municipal que proibia ideologia de gênero. Já pedi ontem para o major Jorge Oliveira, nosso Ministro da Secretaria Geral, para que providenciasse uma lei, um projeto federal. E devemos apresentar hoje esse projeto com urgência constitucional”.


CENA TRÊS

O vídeo fala por si.





Até breve.

OBS > Escrevi um post criando este neologismo: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário