quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

CLIC





Quem disse que eu não tenho esperança?

Todo dia a Vida me dá sinais mais do que claros de que devo nutrir expectativas utópicas de que a realidade mudará em benefício de melhores tempos.

O TSE – Tribunal Superior Eleitoral aprovou ontem a possibilidade da criação de partidos via Assinatura Digital, ou até mesmo via Biometria, em substituição aos meios analógicos.

Hoje para criar um Partido Político (Pequenas Empresas, Grandes Negócios) são necessárias 490.000 assinaturas. Duvido que elas sejam conferidas uma a uma com a ficha arquivada nos cartórios.

A Assinatura Digital criará o sujeito social do futuro que se avizinha.

Sabe-se que a tecnologia produziu mais avanços na História Humana do que todas as revoluções sociais e/ou políticas.

Onde reside a minha esperança? Vejo nessa medida o embrião para o advento do voto direto. Cada cidadão, independente de classe, credo, etnia, condição econômica terá a sua vontade manifesta sem intermediação.

Em todo o mundo, inclusive abaixo da linha do equador, clama-se por representação mais legítima. Junho de 2013 no Brasil foi um grito explícito nesta direção.

Mesmo que durem cem anos, o modelo perverso e lamacento atual de representação democrática, com todos os seus aparatos dispendiosos e vis, com a possibilidade tecnológica da manifestação popular direta será colocado em cheque.

Na Suíça já estão adotando o voto direto.

A mim é inimaginável a economia para os cofres públicos (está sendo votado no Congresso a destinação de R$4Bi para o Fundo Eleitoral no ano que vem) e o impacto moral sobre os podres poderes da República. 

Com o voto direto assembleias municipais, estaduais e federal serão extintas, cada cidadão poderá usar o seu direito e sua vontade soberana. Nem os pais da democracia poderiam imaginar tamanho avanço.

Uma nova Ágora, mesmo que não seja para agora.

Claro que não consigo precisar os extraordinários benefícios colaterais desse marco histórico, mas seguramente devemos estar de acordo que será infinitamente melhor do que o modelo de representação congressual.

Parece delírio, talvez seja mesmo, como todos aqueles que efetivamente transformaram a realidade. Da Vinci foi quem disse: “Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia.”.

O mundo já conta com maior número de telefones móveis do que de habitantes e ali está o veículo da liberdade de manifestação de cada individuo.

Eu não tenho dúvidas de que esta mudança produzirá outro cidadão e, por consequência, outra Nação. A Polis ferverá com debates acalorados e esclarecedores e é de todo provável que a gente afinal se aproxime um pouco mais da Verdade.

Vox Populi, Vox Dei!


Até breve.


Em tempo: olha o que o Quiroga me acena para o horóscopo de hoje (li depois de ter editado este post):

A VERDADE ESTÁ DENTRO DE TI


No instante em que te deparas com a afirmação de que “a verdade está dentro de ti”, isso não te autoriza a transformares tuas opiniões parciais em verdades absolutas. Apesar de a afirmação ser correta, essa verdade que te libertará e fará perceber o ponto de vista universal está trancafiada sob camadas de densa ignorância, que não é a dos iletrados, é a ignorância que te convence de que tua visão limitada do Universo possa ser entronada no lugar da verdade; é a ignorância que te leva a afirmar, do alto de tua vaidade, que não exista nada além do que tu percebes. Não confundas opiniões com verdades, se essa, que é uma verdade absoluta, for clara para ti e se converter numa atitude concreta, tu contribuirás ao melhoramento da comunicação entre as pessoas e à resistência à manipulação do marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário