quinta-feira, 24 de outubro de 2019

ALVÍSCERAS








Ontem acompanhei parte da sessão do STF para o julgamento da questão da manutenção da prisão de réus condenados pela Segunda Instância.

Na verdade assisti apenas parte do voto do Ministro Luiz Roberto Barroso.

Dei-me por satisfeito com o brilhantismo dos argumentos e dos fundamentos utilizados pelo iminente juiz, claro ressalvando-se a minha condição de leigo nas entranhas do mundo das leis.

Entre 2009 e 2019, 98% dos recursos protelatórios de sentenças em segunda instância foram indeferidos – depois de anos, ás vezes até décadas – pelo STF por não se encontrarem dentro dos princípios constitucionais ou de pressupostos de leis ordinárias, e o resultado foi mantido. 1% dos recursos recebeu acolhida pelo Supremo que manteve a decisão da segunda instância. Os outros 1% tiveram a sentença revisada e os réus foram absolvidos.

Outro argumento que iluminou a tese do Ministro é de que a partir de 2016, quando foi julgada preliminarmente pelo STF a questão, reduziu o número de crimes. A medida sinalizou que a justiça passaria a ser feita no Brasil.

Dezenas de delações premiadas e acordos de leniência foram celebrados o que permitiu, via denúncia dos envolvidos, a elucidação de inúmeros casos de corrupção.

Embora a puslítica continue a mesma, causando náuseas diárias, há sinais importantes promissores no campo da Administração Pública e de algumas lideranças do Congresso Nacional.

Alguns ministros de estado têm se destacado no equacionamento de questões estruturais do país, gerando alguma expectativa positiva no mercado e na sociedade.

Hoje, na Espanha, de onde vem parte da química do meu sangue, os restos mortais do ditador espanhol Francisco Franco foram exumados de um mausoléu público no Vale dos Caídos, nas proximidades de Madri, onde estavam desde sua morte, há mais de quatro décadas.

Foram transferidos para o túmulo privado da família, para que o mausoléu em questão deixe de ser um lugar de exaltação do franquismo.

Ontem assisti à semifinal da Libertadores. Que time é aquele, São Telê! Posso estar enganado por que não acompanho, mas o Flamengo vai atropelar o River e será campeão do mundo.

Tudo isto porque li, logo cedo, o meu horóscopo:

“Reserva este dia para mudar radicalmente o tom de tuas conversas, sejam essas formais ou informais. Em vez de expressares teu descontentamento, tuas dores ou desconfortos, procura usar o mesmo tempo que dedicarias a isso para conversar abertamente sobre o futuro mundo melhor que precisa ser construído, começando aqui e agora com pequenas atitudes, tais como exorcizar das conversas o lugar comum do sofrimento. É ridículo romantizar o sofrimento, como se as pessoas só pudessem sentir-se conectadas umas às outras quando conversam sobre suas limitações e, ao mesmo tempo, tivessem de ocultar o entusiasmo com que sonham o futuro, porque isso as tornaria alvo de escárnio. Se, de início, não encontras quem queira ter uma conversa positiva contigo, não te importes, mas persiste nesse caminho. O início é tímido.”

Sempre achei temerário contrariar os astros.


Até breve.


Significado de Alvíssaras

Substantivo feminino plural: Prêmio que se dá a quem traz boas novidades
Interjeição que serve para anunciar boas novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário