terça-feira, 31 de janeiro de 2017

OMO



Brunhilde Pomsel, secretária do ministro de propaganda do nazismo, Joseph Goebbels, morreu na noite de sexta-feira, em sua casa em Munique, aos 106 anos. 

Quem divulgou a notícia foi Roland Schrotthofer, diretor de A German Life (Uma vida alemã, em tradução livre), documentário feito a partir de dezenas de horas de entrevistas realizadas com Brunhilde quando ela tinha 103 anos.

“Tudo o que é bonito também está infectado”, disse ela no filme, sem encarar a câmera. “E o que é horrível também tem seu lado brilhante. Nada é preto e branco, sempre há um pouco de cinza em tudo.”

Pois é.

Vai com ela arquivo de um tempo de trevas. O Belo é a ausência absoluta do infecto. O Belo são todos os matizes além da conjugação de todos, em harmonia. O cinza, inclusive, já que natural.

O feio vem do desnatural, da besta, da ignominia. Das entranhas do caráter de homens doentes sociais. Tudo que a Humanidade conseguiu produzir de pior pode ser encontrado em Goebbels. Seu ato mais covarde foi suicidar-se junto com sua esposa não sem antes de matar os seus seis filhos menores.

Não há nada de brilhante na perversão, antes pelo contrário.

Em dimensão menor, claro, mas de mesma natureza, observamos personagens da cena brasileira recente. Centenas de sujeitos que se locupletaram como homens públicos e solaparam poupanças sociais de estados da federação inteiros. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão dramaticamente quebrados.

Fizeram um vultoso e tenebroso ataque aos cofres do Estado trazendo o país a uma desordem sem precedentes e perspectiva de um futuro de dificuldades consideráveis.

Corta para o imediato.

Catapultado pelos governos petistas para ser o executivo campeão da atividade econômica, Eike Batista, dono da holding EBX, chegou a controlar 14 empresas nos ramos de mineração, indústria naval, tecnologia e eventos. O Grupo EBX concorria com outras gigantes do setor como Petrobrás, Vale e Odebrecht.

Em abril de 2012, Dilma participou da cerimônia da primeira carga de petróleo produzida pela OGX, e disse que Eike era um "exemplo a ser seguido, nosso padrão, nossa expectativa e orgulho do Brasil". 

No dia 7 de março de 2012, o empresário sobe para 7ª posição da lista de bilionários da revista 'Forbes', com fortuna avaliada em US$ 30 bilhões. Em 2011, Eike ocupava a 8ª posição no ranking.

No entanto, a história de decadência relâmpago de Eike Batista foi ilustrada na capa da revista Bloomberg Businessweek de 3 de outubro de 2013. O texto classifica a trajetória de Batista como um dos "maiores colapsos financeiros da história".

Ocorre que este sujeito não é a principal vítima de seus devaneios, sandices e vilanias.

Ocorre que não havia nada de brilhante neste sujeito. Ocorre que não há nada de Belo na trajetória deste sujeito.

Ocorre que vê-lo preso junto com tantos outros que ainda o serão é, afinal, resgatar de vez a esperança de um país passado a limpo.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário