quinta-feira, 28 de julho de 2016

TORMENTA




Estou convidado a falar em encontro de empresários que se propõem a debater sobre perspectivas para o futuro. Pediram que eu discorresse sobre a questão da cidadania. Enviei à coordenação do evento o título para a minha palestra: Cidadania, base para a Sustentabilidade.

Pois é, provocação pura. Não há nada mais óbvio do que a assertiva contempla. E tenho as más intenções de ir à corrente de que é exatamente o óbvio que nos escandaliza.

Ora, desde sempre optamos pelo equívoco. Na origem, contrariando, caímos com todos os dentes sobre a maçã. Antônio Fagundes, ontem no programa de Tony Ramos no Canal Brasil, lembrou Borges: “O homem é um projeto que não deu certo”.

Longe de ser patológico é da natureza, da essência humana, desde os primórdios a opção pelo equívoco. Mesmo que eu saiba, que eu tenha mais do que certeza, ainda assim eu ajo, rigorosamente, contrariando.

“O Ministério da Saúde adverte: fumar dá câncer”.

Um náufrago em uma ilha é um ser humano. Dois seres humanos náufragos em uma ilha constituem-se como cidadãos. E por quê? Porque, provavelmente, optarão por dividirem o espaço, os meios de sobrevivência, segurança, projetos, enfim, convivência.

Estabelecerão papeis, responsabilidades, limites e, sobretudo, contratos que, fatalmente, serão descumpridos. A cidadela nada mais é do que os limites para a transgressão dos membros que a constituem.

Claro que esta condição agrava-se na medida em que mais náufragos habitam a ilha. Em 1830 d.C. somavam dispersos 1 bilhão, hoje a ilha contém 7,5 bilhões de náufragos.

Outra agravante é que, engenhosos que são, os seres humanos náufragos na ilha desenvolveram meios e modos de operar a sobrevivência, claro que não extensivos a todos.

Há aí 1,5 bilhão que não devem ser considerados para nada. Habitam a ilha, mas sequer receberam um nome, portanto, não podem ser considerados cidadãos. Náufragos, talvez, mas excluídos miseráveis. Os 65 milhões de náufragos mortos vivos que perambulam europas daqui para ali refugiados de suas cidadelas, buscam desesperadamente uma pousada. Estes são cidadãos de outra categoria.

Na outra ponta, pouco mais de mil e poucos seres humanos náufragos, aqueles que têm em seu patrimônio pessoal um ou mais bilhões de dólares, gozam de privilégios de sobrevivência inimagináveis aos demais.

Objetivando estruturar direitos e deveres os seres humanos náufragos desenvolveram a Política Institucional que é o espaço da partilha de interesses, logo e obviamente, matriz e sede de toda corrupção.

E para completar tudo isto, de umas décadas para cá os seres humanos náufragos desenvolveram tecnologia que dá acesso, portabilidade e instantaneidade a tudo sobre o que se sabe e que se passa na ilha. Conclusão: em que pese às diferenças fundadas na história de cada cidadela, não há nada hoje que não as afete mutuamente.

Somos náufragos, todos, em uma única ilha.

Daí? Só participando da palestra.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário