sexta-feira, 28 de agosto de 2015

COMPLEXIDADES



Coube a mim a tarefa de comprar toalhas. Evento inédito, em tantos anos nunca entrei em um estabelecimento comercial para comprar produto semelhante.

Uma amiga faz aniversário e nos convidou para comemorar em casa de praia no litoral baiano de propriedade de um casal de amigos comum. É de bom tom levar algo para retribuir a gentileza pela acolhida.

- Mozinho, vamos levar umas toalhas. Nunca são muitas em casa de praia. Vê se Valesca vai contigo...

Eu achei que poderia dar conta da empreita sozinho, afinal "um homem de sessenta e três anos que não consegue comprar umas toalhinhas para piscina...” Pois então, a coisa começou a complicar a partir daí.

Não é extraordinariamente difícil distinguir toalhas de banho de toalhas de rosto, ou até de toalhas de mesa. Mas e toalhas para piscina? 

São destas complexidades que eu padeço com frequência. A peculiaridade da questão, na medida em que toalha serve para enxugar corpos, seja no banho, na piscina, no mar, e em tantas situações outras em que há um corpo molhado demandando que se enxugue.

Mas não é assim. A diversidade de toalhas é significativa.

Pois olhe que eu saí à rua para localizar uma loja, claro que fosse o mais próximo de minha casa, olhando para todas as placas e vitrines atrás do produto.   

Não entrei na primeira com a qual me deparei. Acima da entrada principal da loja há uma placa: CAMA, MESA E BANHO. Portanto, não encontraria ali toalhas “para piscina".

Perambulei e entrei em uma loja que, a meu juízo, deveria poder ter as tais toalhas.

- Querida, você tem toalhas para piscina?

- De que tipo?

- Para piscina...

- Sim, é que nós temos diferentes modelos...

- Quanto custa?

- Os preços variam...

- Você pode me mostrar... Eu quero levar umas cinco.

Considerei a situação de que a cada usuário uma toalha e, portanto, saí da loja com a firme convicção que havia tomado a decisão correta em comprar cada uma das seis toalhas com um padrão específico.

- Bem, você viu as toalhas?

- Ã???

- E aí, era isso mesmo?

- Não sei, não experimentei ainda...

- Mas são para piscina.

- Quem disse?

- A moça da loja.

- Você foi na conversa de vendedora?

Muito bem, já na casa de praia as toalhas foram colocadas sobre uma cadeira.

- Gostou? Perguntei ansioso à amiga presenteada.

- Muito... São lindas...

- São para piscina.

- Ah, são?

- São, fui eu que comprei...

- Mesmo?


Certa vez ouvi o pensador francês Alain Badiou dizer em uma conferência: “A vida aparece hoje travestida de complexidades, mas continua simples.”

Pois é.


Até breve.





Nenhum comentário:

Postar um comentário