terça-feira, 18 de junho de 2013

TAÇA


Algo inquieta e se expande. Tanto no algo quanto na inquietação. Expande-se. Não se sabe muito bem as razões que levam tantas pessoas às ruas. Lideranças envoltas pela sigla MPL restringem e, estrategicamente, os propósitos e a uma ou outra das principais cidades revoltas.

Só que já não é apenas pelo passe livre ou pela tarifa reduzida dos transportes urbanos. Nem são somente, os manifestantes, partidários desta única reivindicação. Basta ler os inúmeros cartazes em cartolinas rotas. Coisas de povo.

Seriam eles movidos pela propaganda de massa de uma determinada montadora de automóveis que conclama para irmos para as ruas? Então é preciso que aja uma peça complementar para explicar melhor que a ideia é para entrar no ritmo da Copa, da alegria desenfreada. Nunca para protestar a respeito dos fundos aplicados na construção de seus aparatos.

Mídia de massa é assim mesmo. Às vezes o tiro sai pela culatra.

Ontem o Estado saiu de cena. Deixou que a anarquia se estabelecesse sem contornos. Tinha gente à beça, pacificamente às dezenas e centenas de milhares ocupando os largos urbanos. Bonito de se ver.

Há algo que me encanta ainda. Os partidos políticos foram colocados, todos, em seu devido lugar. Manifestantes protestaram quanto à intervenção de bandeiras partidárias flanando entre eles. Gritavam: Pedágio!!! Pedágio!!! Essa parte é antológica.

Posso estar enganado ou declaro aqui o meu mais caro desejo. Isso vai crescer. Porque é preciso que cresça. Ninguém sabe muito bem o que deve, como, com quem e sob que instituições fazer. Mas há o vírus da demanda descontrolado e ocupando as mentes e corações de muitos.

São inúmeras as demandas reprimidas, incontáveis frustrações, perversas traições às expectativas, achaques, zombarias, vergonhas legislativas, executivas, judiciárias. Seguramente o povo, a sociedade sempre foi superior a tudo isto. Só que agora vai às ruas e aos estádios para dizer: “Basta”!

Plagiando, estamos no ESQUENTA. Vamos colocar aquilo que sempre nos fez de idiotas a serviço de uma proposta sadia de transformação. Vamos usar as ideias extraordinárias do mercado publicitário para atingir o inconsciente coletivo com vistas à expansão de consumo e endereçá-las à expansão da consciência cívica. 

Se reduzirem as tarifas, que nos entreguem serviços de transporte na exata medida do que pagamos, que não é pouco. Se nos entregarem segurança, que boa parte dos recursos destinados seja orientada às causas e não aos seus efeitos. Se nos entregarem Saúde, que seja com instalações projetadas e equipamentos especificados em contrato verdadeiramente entregues.

Torço para que esta ação ultrapasse a atual Copa e alcance a maior no ano que vem. Vamos dar uma extraordinária demonstração de nossa capacidade impar de lidar com o que nos é adverso. Vamos vencer a Copa do nosso desenvolvimento, erradicando nossas mais vergonhosas mazelas, contrastes, misérias.

Mesmo que a gente perca no futebol. Uma de minhas mais caras paixões.


Até breve.

2 comentários:

  1. A taça esta transbordando, encheu! O futebol já não é a saída para o grito entalado ... Eh geral, eh a gota d'água para todas as idades, eh um paisdesmoronando sobre a cabeça de todos que estavam apenas desesperancosos e virando olhar para o lado como quem tem vergonha de olhar para "pária" mas a copa mostra a bandeira e aí fica difícil não enxergar o que nos transformaram. Todos estão envolvidos, todos são vitimas de alguma forma pelo simples fato de sermos a sociedade que teve esperança que estivésse ocupando algum lugar no mundo. Mas não, nosso lugar e entre os primeiros colocados no ranking de corrupção, de abusos contra minorias, de cobrança de impostos, de Zé carioca que acostumou a ser impune em situações d mensalão, da conta de cozinha da câmara, de veado enrustido com projeto de cura gay e da para transbordar. Nao cabe mais as gotas de sangue da saúde, do suor de quem anda na porcaria do transporte publico, de quem morre nas rodovias pagando pedagio, de quem e vitima de quem deveria cuidar da segurança. Nossa taça nao permite a gota para esse oceano ja não tão pacifico.

    ResponderExcluir
  2. " A copa nos mostra a bandeira..." Sensacional!!!

    ResponderExcluir