terça-feira, 6 de março de 2012

INDOLE




Assim como para palavras, para pessoas não há sinônimos. Isto é coisa para gramáticos ou especialistas em Ciências Humanas. Como não sou nem um nem outro, lavro.

Assim como fiz no post anterior RELEVÂNCIA. Sem usar a palavra, proposta por um leitor anônimo, no corpo do texto e sem dizer o que ela vem a ser, diretamente. No episódio da escoriação do meu dedo, considerei que CORPO tem relevância. Da trava de segurança para crianças que INFORMAÇÃO tem relevância. No desenlace de minha amizade com aquela pessoa quis sugerir que ÉTICA tem relevância. Na experiência na Fontana di Trevi apontei que HUMANIDADE tem relevância e que, por último, AFETO tem relevância quando o leitor anônimo me demandou e me tornou útil.

Mas disse, também, que o texto é inconcluso e singelo.

Não há sinônimo, portanto. Há semelhanças, quem sabe, ocasional e circunstancialmente. Assim como as palavras as pessoas têm um jeito muito particular de se constituírem e de se assemelharem. Madre Teresa de Calcutá e o Cristo, talvez, no viver em função e para o outro. Hitler e Stalin, talvez, no arbítrio. João Guimarães Rosa e Jorge Amado, talvez, nas entranhas da terra natal. E tantos outros, em paralelo, se assemelham.

Mas amor não é paixão e paixão não é afeto e afeto não é carinho e carinho não é dedicação e dedicação não é doação e doação não é entrega e entrega não é amor. Mas João não é Jorge e Jorge não é José e José não é Marcos e Marcos não é Antônio e Antônio não é Francisco e Francisco não é Pedro e Pedro não é João.

E Liz?

Essa palavra que em agosto e por gosto tornar-se-á pessoa. Quando fui tocado pela idéia de SEIVA achei que buscava ali o que virá a ser essa Liz, a partir de minhas ancestralidades. Não ultrapassei a uma rasteira história pessoal, sem jamais e por força dela conseguir determinar qualquer possibilidade do que me virá a ser e Liz.

Pelo que ela será tocada? De que ingrediente da seiva que lhe nutre se servirá se é que se servirá dessa seiva? Liz existem inúmeras, inclusive Liz pode ser por carinho para chamar Lizete ou Elizabeth, a amiga querida ou a atriz famosa.

Mas Liz será Liz.

A palavra proposta para hoje remete-me a ABSOLUTO que se assemelha à outra palavra de infinitos sinônimos: DEUS. E se essa palavra não der conta ficamos com uma questão: para onde levar a discussão ao concluirmos que Ele evidentemente não existe?

Até breve.

PS> Ao leitor anônimo, meu muito obrigado pela palavra.

3 comentários:

  1. Palavrador,
    é uma honra poder deixar pedidos de palavras para serem lavradas. Sinto-me como aquela pessoa inocente e humilde que um dia encontrou uma lâmpada mágica e de lá surgiu um gênio. Espero que me concedas muito mais que apenas 3 pedidos....afinal já esgotei esta cota!
    Aproveito a oportunidade e deixo uma sugestão: SUCESSO.

    Vou permanecendo Anônimo, pois desta forma suas lavras tornam-se plenamente suas, puras.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nao sei o que será, mas espero que ela seja FE-LIZ...

    ResponderExcluir
  3. E precisa mais do que ser FELIZ? Bom saber que tem muita gente torcendo prá isso. Brigado.

    ResponderExcluir