terça-feira, 13 de março de 2012

PLANOS


Nasceram de Laka nove filhotes. Dois não vingaram, isto é, não sobreviveram pós-parto. Dos sete restantes, cinco são machos (dois malhados preto e branco) e dois são, naturalmente, fêmeas.

Nós devemos ficar com um dos machos malhado de branco e preto. Em casa já são duas cadelas, logo vamos ficar com três cães. Dois patos australianos, oitenta tilápias, cinco carpas japonesas, um jabuti e uma tartaruga completam a fauna doméstica. Esquilos, tucanos, joãos-de-barro, andorinhas, sanhaços, e outros tantos andam e voam à solta.

Vamos construir um pequeno galinheiro onde, nas manhãs, quando estiver conosco (o que não será raro) Liz irá apanhar ovos frescos.

Depois dará de alimentar aos peixes, brincará com Matilde (a tartaruga) e sentará em cima do casco de Claudionor (o jabuti) fazendo-lhe de bibi.

Colherá nos pés goiabas, limão, acerola e pitanga e catará, no chão, mangas e pedirá ao vovô que lhe acompanha para fazer aquele suco com um pouquinho só de açúcar. Sem a vovó ver.

Colocará um biquininho, pedirá para o vovô passar protetor solar, colocará bóias nos bracinhos e sentará na lateral molhada da piscina com seus baldinhos e tais. Depois, dirá: “Pula, vovô...”, pedindo que eu entre na piscina. Se jogará no meu colo e faremos juntos as maiores traquinagens na piscina.

Pretinha dirá que já chega, que está na hora do almoço e Liz retrucará: “Vovô quer brincar mais, mamãe... Não é vovô?” Esgotada Liz deixará a piscina enrolada pela mãe em uma toalha felpuda bordada com figuras de bichinhos.

Tomará seu banho e vestirá aquele vestidinho de alcinha para dias de muito calor e pedirá ao papai que lhe dê colo. Que quer almoçar no colo do papai. Poderá, eventualmente, ser no meu. Mas Claudinho, ficando fora a semana inteira, será bom mesmo que Liz fique um tempo com o pai.

Depois irá dormir pelo menos uma hora. Acordará com um de seus bichinhos de pelúcia e andará descalça pelo corredor, esfregando com as mãozinhas os olhos e chamando: “Vovô... Vovô...”

Eu já estarei a postos. Ao cair da tarde a levarei, de mãos dadas, a passear pelas ruas do nosso condomínio. No retorno, cansada Liz pedirá colo. E eu a trarei contando histórias fabulosas ocorridas na mata que nos rodeia.

Quando chegarmos em casa, Liz perguntará ao papai, à mamãe e à vovó se tudo que o vovô contou foi verdade.

Eles nunca saberão exatamente o que eu estive contando para Liz nos passeios nas tardes de domingo.

Esse é o patrimônio que o vovô quer deixar: que Liz sonhe.


Até breve.

4 comentários:

  1. Wow.....que seus planos, em todos os detalhes, se tornem realidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Esse com certeza é a maior riqueza!!! Sonhos!!!! bjao

    ResponderExcluir
  3. Enquanto ela não chega, sonhe embalado pela música de Toquinho - Valsa para uma menininha.

    ResponderExcluir
  4. Brigado, Jesse. Tem tudo a ver a música do Toquinho.
    "Fique assim, fique assim, sempre assim
    E se lembre de mim pelas coisas que eu dei.
    E também não se esqueça de mim
    Quando você souber, enfim,
    De tudo que eu guardei."

    ResponderExcluir