quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CÓLON

Fico pensando, às vezes, se justifica ocupar espaço na rede com minhas questões e/ou meus textos assistemáticos. No turbilhão de informações vale ocupar espaço com o cotidiano de uma pessoa qualquer ou com seus despretensiosos e, as vezes enigmáticos/nebulosos textos?
Falar, por exemplo, dos últimos quatro dias: assisti na segunda-feira, no Canal Brasil, a 400 contra 1, filme brasileiro que trata do conflito de presos comuns e políticos no presídio Cândido Mendes (Ilha Grande) na época da ditadura; na terça-feira, à Mensageiro, no Cine Cult,  filme árabe que convida aos nossos sonhos mais infantis e portanto sérios e, na quarta-feira, no Belas Artes, ao último do Almodóvar, A pele que eu habito, instigante, surpreendente, cinema.
Ou talvez comentar os livros simultâneos que agora eu belisco, como de passagem, tirando poeira que assenta sobre armários. Ao “Variações sobre o prazer ”, de Rubem Alves, que a Clara me deu de Natal, onde o autor cita Roland Barthes: “E o fim de todas as nossas explorações será chegar ao lugar de onde partimos e conhecê-lo então pela primeira vez. Os caminhos da alma são circulares, voltam sempre ao princípio. Ao final de sua longa caminhada de toda a vida pelos caminhos da ciência, ele se descobre chegando ao lugar de onde partira: o lugar da criança.”
Ou “Gosto e Poder”, de Jonathan Nossiter, autor nascido nos EUA, naturalizado brasileiro que escreveu e dirigiu o belíssimo filme Mondovino (2004). Na contracapa do livro outro escritor, também americano, apresenta o texto: “Em dois mil anos de escritos sobre vinho e comida, Gosto e poder é único. Não é para qualquer um. Se você compra caixas de vinhos, se os coleciona, se fica entusiasmado ao combinar o vinho com a comida, se acha que um jantar não fica completo sem uma taça, se é membro daquele grupo seleto que bebe mais vinho que água e considera essa bebida tão importante quanto a própria comida: este livro não é para você. Este é um livro para pessoas que sofreram algum problema. É para pessoas que não vêem apenas líquido numa garrafa, mas um excesso de significados. Que vêem história e identidade. Este livro é para pessoas que não fazem idéia de por que ficam tão abaladas.”
Na terça-feira, fui submetido a exame de colonoscopia. É um exame no qual se introduz o aparelho de colonoscopia ou colonoscópico via anal, para avaliar a parede interna do reto, intestino grosso (cólon) e a porção distal do intestino delgado (íleo terminal) e quanto necessário e possível, a realização de tratamento. O procedimento é feito sob anestesia geral venosa para evitar que o paciente sinta dores ou desconfortos abdominais.
Na quarta-feira, um dia após o exame, depois de assistir ao A pele que eu habito, fomos jantar. Pedi um chopp. No primeiro gole achei que deveria consultar ao Gilberto se poderia. Liguei para ele. “Aí, hein, Agulhô descobriu o que tem dentro do seu interior...”
Hoje passei todo o dia mergulhado em uma sessão de planejamento estratégico com uma organização da área de construção pesada.
Afora colonoscopia e planejamento estratégico, ficam aqui algumas sugestões que podem contribuir sim para uma descoberta interior.
Ah, bom!

Até breve.

3 comentários:

  1. Sim, vale a pena, afinal, a alma não é pequena. (a la Fernando Pessoa).
    Sua dúvida, talvez, seja causada pela agonia de receber poucos retornos de suas elucubrações. Por isso mesmo gostaria de mais uma vez registrar o meu incentivo e admiração a este trabalho, ou melhor, exercício de colocar para fora um pouco do que você descobriu dentro de seu interior.
    Assisti ao filme do Almodovar, e ler seu post e relembrar o filme, causou-me calafrios !

    Abraço,
    Julio

    ps. Espero que o resultado do exame tenha sido positivo.

    ResponderExcluir
  2. CREIO QUE CONSTANETEMENTE , DEVERIAMOS NOS ENXERGAR POR DENTRO , DE QUALQUE FORMA , POIS SEMPRE MOSTRAMOS NOSSO "" INTERIOR ""PARA VARIAS PESOAS E NÃO NOS SENTIMOSM TÃO INVADIDOS .
    PROXIMO PASSO , VISITA AO """" UROLOGISTA """

    BOA SORTE

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, deixa disto e continue ocupando espaço, pois os vazios são muitos.
    Para o exame o chato é que para te ver bonito tem que fazer um big limpeza interior prévia. rsrsrs. Tenho certeza que vc passou no teste.
    Abraço

    ResponderExcluir