quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PROTAGONISTA

Nessa correria de final de ano proponho uma parada. Para balanço. No sentido de apropriação e registro do vivido e balanço também como algo que movimente, que chacoalhe. Peço-lhe que não continue lendo este post se você não tem tempo ou disposição para fazê-lo agora. Volte depois no momento em que você estiver disposto (a) a se ver ao espelho.
Decidido (a)? Então vamos lá.
Quanto você recebeu e pagou em dinheiro. O saldo é positivo? Acumulou para gastar no curto ou no longo prazo? Para pagar contas, especialmente as de janeiro, IPVAs, IPTUs, IPTosdiabos? Para investir, em quê? Para guardar para uma eventualidade, para dormir tranqüilo, para dizer que tem tanto, ou foi para...? O saldo é negativo? Quais são as alternativas? Banco, financeira, parentes, amigos ou rolagem? Cuidado: juros, especialmente os de cartão de crédito, são proibitivos.
Quantos amigos você fez, de quantos você se distanciou, quantos deixaram de ser? Escreva o nome e dê-se alguns minutos a cada um deles. Pense da sua importância e a que você se propõe para cultivá-lo. Depois ligue para todos eles e diga o que lhe vier à cabeça. Se quiser, uma dica: “você foi uma pessoa muito importante para mim em 2011 e eu espero poder continuar contando contigo daqui prá frente.”
Qual foi a principal contribuição a si mesmo para que você se tornasse melhor? Tenha coragem de refletir, também, sobre qual foi o ato, pensamento, palavra ou obra da qual você se arrepende, se envergonhe ou gostaria que não houvesse ocorrido? Não se auto-engane: vá fundo.
Dos 355 dias do ano vividos até hoje, qual deles você gostaria de manter registro? Por quê?
Quais livros você leu que lhe enriqueceram de fato o espírito? Qual a idéia central do texto que lhe tenha marcado e por quê?
Quais filmes, peças de teatro, shows ou outras atividades culturais que você assistiu e qual desses eventos mais lhe marcou? Por quê?
Quanto você avançou ou recuou no seu projeto profissional? Você esteve ao longo de 2011 na organização, na posição, na atividade que lhe dá orgulho e satisfação? O que fará para desenvolver, manter ou mudar esse quadro?
Quantas viagens você fez, inclusive em sonhos ou idealizadas. Onde você esteve real ou oniricamente? Qual desses lugares onde você se encontrou e sente que o ar lhe arrebata?
O quê e a quem você deu de si, intensa e desinteressadamente?
Procure juntar todos os elementos desse percurso feito até aqui e avalie refletindo sobre a questão que mais lhe ocupou. Coloque-se a pensar sobre ela e escolha uma palavra, uma única palavra, e faça dessa palavra um roteiro.
Você tem 2012 razões para fazê-lo.

Até breve.
PS> Estamos embarcando hoje para Colômbia (Bogotá, Cartagena e San Andrés) e voltamos dia 06/janeiro. Se ocorrer algo que julgue interessante em compartilhar trarei. 

2 comentários:

  1. Lozinho,
    leve na bagagem o meu muito obrigado pelo ombro amigo e conselheiro. Sua paciência e experiência me foram muito úteis.

    Feliz Natal, excelente 2012, e ótima viagem.
    Beijo pra Vera e nas crianças.
    Julio

    ResponderExcluir
  2. "Deixe cada um tornar-se tudo o que for capaz de ser,expandir-se, se possivel,até seu florecimento.Suportar todas as limitações; Rejeitar tudo que for estranho,especialmente os aspectos nocivos. E mostrar-se em toda agrandeza
    de sua dimensão e estatura.
    SER AQUILO QUE POSSA''

    karl König

    ResponderExcluir