quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PERSEVERANÇA

Acho que existe, ainda, a cola Tenaz. Foi a primeira idéia que me ocorreu para lavrar a palavra deste post. Algo sinônimo: tenacidade. Algo que adere, prende, mantém, resiste. Firmeza ou constância num sentimento, numa resolução, num trabalho, apesar das dificuldades e dos incômodos.

“Quando eu dei por mim,
Nem tentei fugir
Do visgo que me prendeu
Dentro do seu olhar.

Quando eu  mergulhei
No azul do mar
Sabia que era amor
E vinha pra ficar.

Daria para pintar
Todo o azul do céu
Dava para encher o universo
Da vida que eu quis pra mim

Tudo que eu fiz
Foi me confessar
Escravo do seu amor
Livre para amar.”

Diz o letrista numa canção que embala.
Sinto que foi assim, no caso. Intenso, rápido e recíproco. Daí as construções depois, todo dia tem uma novidade, uma conquista, uma coisinha ou outra, mas carregada de sentido, carinho e gosto. Lembro da procura do piso, esse não, talvez esse, se pudesse ser esse com aquele outro, acho que vou ficar com aquele, ou será com o outro? Mas aqui, alí, acolá, até que tá lá, do jeito que enche o universo da vida que se quer.
Alí que eu vi tenaz. Não obstinação. Aos obstinados falta a flexibilidade, elemento de suma importância para a viabilização de propósitos. Um exemplo pode esclarecer isso. Desejamos ir, em linha reta, de A para B. No meio do caminho encontramos um muro. Os tenazes param, olham, contornam o muro e dão continidade à sua trajetória; os obstinados batem com a cabeça no muro, pois não tiveram a flexibilidade de mudar o caminho, contornar o problema, a dificuldade.
Agora uma busca de outra ordem, que implica em muita propositura, empenho e método. Num sei, mas parece que junto vem algo de aliança, de acordo, de ajuste, de projeto, de concessões recíprocas.
À mim, no fundo, o que vem mais  à frente é que interessa...
Até breve.

PS> Brigado, querida, pela palavra e incentivo.

2 comentários:

  1. Com sua licença seu "dotô", mui humildemente venho lhe propôr, uma palavra que há muito me acompanha, desde criança, quando ainda vivia com minha mãezinha. Esta palavra é: Falta.
    Um abraço de quem te admira.

    ResponderExcluir
  2. Tem como não ser sua fã?! Vou salvar esse post para os que ainda virão mais a frente. Bjos!

    ResponderExcluir