domingo, 20 de novembro de 2011

RESPOSTAS

Algumas você jamais saberá, por outras não se interessará, outras você suporá saber, outras terá convicção que corresponde, outras se auto-enganará, talvez a única que você não tenha dúvida, assim como a maioria de nós (eu suponho): no futuro todos nós morreremos.
E é com essa absoluta com que nos ocupamos, para permanentemente negá-la, até porque se essa fosse orientadora a vida resultaria vazia. Entristeço-me, às vezes, quando alguém diante de alguma conclusiva arremata: Matei essa!
Somos movidos por procuras e cada vez por aquelas que mais devem nos instigar, mobilizar, nos colocar em estado de trabalho.
Têm as óbvias, desestimulantes, convencionais, infrutíferas, paralisantes, adormecidas na certeza, como as da infernet diante da lacuna: PROCURA.
As das ciências exatas (?) que nos endereçam ao concreto. Da Física, da Química, da Matemática e congêneres, do cálculo, da estatística. Dada uma equação, um caminho crítico, uma elaboração, uma conclusão: C. Q. D.
Das ciências humanas, fundas, inconclusas, interpretativas, filosofia, sociologia, antropologia e outras logias, freudianas, lacanianas, anas e anos...
Das artes, hamletianas, proustianas, caminianas, nerudanas, borgianas, bergminianas, buñelianas, picassanas, manoeldebarrosanas, almodovaranas, anas e anos...
Tem aquelas para religar com o que nos transcende, as kardequianas, as mulçumanas, as cristianas, as judaicanas, as ortodoxianas, tem as umbadanas, logosofianas, presbiterianas, batistanas, anas e anos...
As do senso comum, dos anciãos, dos matutos da terra, dos nativos, dos que já passaram pela “mesma” experiência.
Tem as dos pais, dos avós, dos tios, dos irmãos, dos primos.
Tem as dos amigos e dos colegas.
Enfim (como essa palavra encaixa bem agora), uma certeza absoluta em infinitas escolhas.
Qualéasua? E, por favor, não mate essa!

Até breve.
PS>: ANÔNIMO, por favor, não se apresente, prefiro a dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário