sábado, 9 de outubro de 2021

REMÉDIOS II

 




 

Além da infinita ignorância e do humor, citados em post anterior, a Vida contemplou-me com outros privilégios.

Espiritualidade em lugar de religiosidade. Aqui, como em quase tudo, não me tornei (até este momento) um homem partido. Tivesse nascido em outro país, levado por força de circunstâncias, eu poderia restringir-me ao contrário do catolicismo (aqui predominante?), ao judaísmo, ao budismo, ao islamismo, ao hinduísmo, a outros ísmos, sabe-se lá quantos e quão dogmáticos.

Preferi crer, se é que creio, na transcendência, face à minha óbvia insignificância. Restringir-me a crenças de quintais de significantes é supor dar conta, como os loucos. Que acreditam.

A minha infinita ignorância e senso de humor, somada à espiritualidade, aqueceram meu coração e cérebro quando, em minhas andanças mundo a fora, deparei-me com a inscrição na porta de entrada da Capela dos Ossos, em Évora-Portugal: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos.".

É bom demais saber que eu não estou com esta bola toda. Um dia esta bisnaga de carne transformar-se-á em carniça. E todos os meus quintais perderão significados temporais.

Minha paixão é o futebol e não bandeiras. Na infância e juventude fui Cruzeiro, em deferência a meu pai, outra paixão. Depois que ele se foi, fiquei com o futebol. Todo ele, de uma pelada da várzea a Champions League, Real, Barça, Liverpool, eu quero é ver Cristiano, Messi, esses sujeitos transcendentes. Independentemente das cores de suas vestes.

As décadas de Vida que se acumularam em torno de mim, colocaram-me ainda mais à margem. Não fosse meu senso de humor eu não suportaria minha infinita ignorância e embarcaria num desses caixotinhos dogmantes.

Seria Lacaniano, ou quem sabe, Freudiano. Ou Petista. Bolsonarista? Comunista. Existencialista. Epicurista. Capitalista. Frentista. Dentista. Xintoísta. Ametista. Contista. Romancista. Poetista. Artista. Crista. Escrachadista.

Rir desta porra toda é do caralho, falô?

Não sou, por isto. Portanto, vago pela terceira margem do rio. Mesmo que seja pecado.

Para quem entendeu, sobre transcendência, os ossos bastam.

No próximo post falarei de outro privilégio: o gôsto, assim mesmo, com chapeuzinho.


Até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário