quarta-feira, 15 de abril de 2020

VATICÍNIOS




Este post (como todos aqui editados) contém opiniões e algum saber.

Opiniões são conjecturas, muitas vezes breves e fortuitas, baseadas em evidências ou por força de interesses vários daqueles que a emitem e que, em alguns casos, sugerem ou até podem vir a se constituir em saberes.

Saberes, alguns derivados de opiniões muitas vezes contraditórias ou antitéticas, constitui em sínteses irrefutáveis pela confirmação em laboratório ou por um conjunto de evidências que se repetem e passam a ser reconhecidas até que um novo saber o suplante.

Ambos são dinâmicos, opiniões e saberes precisam ser fluídos, flutuarem na extraordinária busca humana pelas suas descobertas.

Voar é possível, é uma opinião até que eu tenha um saber como fazê-lo.

Para Leonardo Da Vinci (esta minha citação é um saber) tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia. Opiniões quase sempre se assemelham aos sonhos, alguns até delirantes.

Sou um sujeito de opinião marcado por uma indisciplina contumaz e quase uma irresponsabilidade danosa com aquilo que penso. Em que pese essa opinião sobre mim mesmo, eu sinto-me ávido por opiniões e saberes vários.

A convivência humana se configura numa disputa de opiniões e saberes. Ao longo da história ambos têm se multiplicado a cada dia e, nos últimos anos, em espiral alucinante.

A tecnologia da informação disponibiliza a bilhões de pessoas, acesso, portabilidade e instantaneidade de zilhões de opiniões e inúmeros saberes. Todos têm opinião e dispositivos midiáticos para a sua explicitação. Todos têm disponível o conteúdo de saberes das 700 das melhores bibliotecas científicas instaladas no mundo baixadas na internet.

Não falta conhecimento e o mais extraordinário, cada vez mais fluído. Todo aquele que diz que sabe é porque está mal informado. E isto é uma opinião.

Lutar contra opiniões é, muitas vezes, inviabilizar saberes, quando não o cerceamento mais cruel do desejo de liberdade. Conviver com opiniões que colidem com a nossa é, eu acho, o nosso mais precioso saber.

Há uma crítica ao histerismo e esterilidade das opiniões que desaguam nos perfis das redes sociais. Eu mesmo recentemente postei algo a respeito e me penitencio por isto. Era uma opinião que precisava transitar à outra.

Opiniões, muitas vezes, confundem-se com mentiras. Saberes supõem-se próximos da verdade. Que se refutem, portanto, as opiniões e que se dê loas aos saberes.

Sou de opinião que não. Toda liberdade às opiniões e aos saberes, foi assim que evoluímos. Que se cerceie os atos daqueles de opiniões e saberes, porque sim, baseados em num ou noutro, cometem vilanias.

Sócrates tinha uma opinião de que quanto mais se sabe, menos se sabe. Pirro, muitos anos depois de Sócrates emitiu uma opinião de que até sobre isto ele, Pirro, tinha dúvidas.


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário