terça-feira, 5 de agosto de 2014

OUTROMUNDO



Foi minha mãe que me falou. Eu, de primeira, não acreditei. Depois fui constatando em conversas e observações de rua que era verdade. Difícil de acreditar, mas era a mais pura verdade.

Não havia mais corrupção no país.

De nenhuma ordem ou montante, em nenhum nível, instituição, comarca, distrito, estado ou federação. Todos os corruptores e corruptos cessaram suas práticas abomináveis.

Foi de uma hora para outra, como se um sinal maior tivesse iluminado ao mesmo tempo todos os praticantes e, sem bem nem porque, não ocorreu a partir de um determinado momento nenhuma proposta, pagamento, conluio de propinas.

O que se viu era o já esperado por muitos. Escolas começaram a pipocar por bairros de periferia, com recursos que outras particulares antes não tinham. Professores concentrados e absortos em seus afazeres pedagógicos e imensamente satisfeitos com a recompensa pela escolha de sua profissão, inclusive financeira.

Postos de saúde, médicos de família, jovens assistentes, remédios de qualidade, campanhas preventivas, educativas e orientadoras para a boa saúde estavam sendo implementadas por todos os rincões do país. Até mesmo os localizados em regiões as mais remotas.

Penitenciárias foram construídas e outras reformadas, processos judiciais revistos com encaminhamentos a programas de reintegração social dos apenados, sentenças agilizadas e encarceramento dos principais criminosos.

Estradas foram projetadas e outras reformuladas, aeroportos concluídos pelos projetos originais,  mobilidade urbana surpreendentemente equacionada com plena satisfação dos usuários, sobretudo aqueles residentes em regiões mais distantes de seus postos de trabalho.

Paz social. Redução significativa da mortalidade de jovens envolvidos com o tráfico pelo estímulo de inúmeros programas organizados por ONGs patrocinadas pela iniciativa privada e recursos oriundos de incentivos fiscais.

Mudança significativa dos índices de aprovação escolar com imensos avanços na performance de alunos de todos os níveis, deste o ensino básico até a graduação superior. Incentivo a doutorados inclusive com bolsas nas melhores universidades do país e do mundo.

Parques, arenas, ginásios, estádios proliferaram para a prática de todos os esportes escolhidos pela juventude com instrutores, nutricionistas, médicos especializados, treinamento e escolas focadas em metas olímpicas.

Teatros, cinemas, programas municipais de entretenimento na maioria das cidades independente de porte ou região.

Elevação da cultura e da manifestação popular com impactos decisivos na descoberta de talentos em diferentes áreas da arte, do artesanato, do folclore.

E muito mais, muito mais que o desejo de todos pudesse imaginar.


História absurda esta minha. Minha mãe faleceu há mais de dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário