quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ENIGMA



Para aqueles que não entenderam nada, explico melhor.

A História sempre se fez pela via autoritária. Observe. Tudo bem que quem bateu de frente contribuiu para minorar os efeitos, mas ela segue o seu curso. Holocaustos anexos, Vietnans, Saravejos, agora Sírias e outros tantos. Daqui a pouco, Filipinas.

No plano da Cultura e das artes idem, idem, com a mesma data. Especialmente nos modernos pela maquinação brutal midiática. Então quem move o tempo são os bárbaros de autoridade.

Pois é, penso que sim.

A resistência, talvez, é que dá um contorno de serumano. No máximo. A História contraria, desde os clássicos, a racionalidade suposta da Besta. Quem governa, em todos os campos, pode. E o Poder tem muito pouco daquilo que se idealiza lá nos corações dos que resistem.

No raso, o pau come e solto. Inclusive no grande e no pequeno extrato. Do Estado instituído, com suas barbáries e discursos vis, à mesa de barzinho, quando o que se fala e se debate é o vazio do tempo presente.

O que produzi em TRILHO e em NIUDÊIS tem a ver com a modernidade, com o contemporâneo. A vida presente, toda ela, está descoberta, no amplo sentido. Nenhum mistério ronda e, talvez por conta, não há angústia de ser. Se dói é de bolso, de griffe, de lugar no grau. No máximo, um ciumizinho aqui, um ódiozinho ali, nada que compras não contemporize.

A fila anda.

A vida está descoberta porque tudo é midiatizado, mesmo no pequeno evento, que qualquer aparelhozinho de merda filma com som e imagem de acesso compartilhado instantâneo e global.

Sacou? Ou quer mais?

Tudo bem, vá lá. Estou tentando dizer dos afetos, dos amores todos, dos sentimentos pueris, dos romances, dos ideais, das utopias, do sonho de liberdade compartilhada. Estou tentando perguntar: para onde foram os seres?

Estou embarcando hoje para Punta Minta, no México. Eu deveria estar mesmo com uma alegria de conquista por tudo que essa Vida me privilegia. Não se trata de bipolaridade.

A questão é que não me emendo e vivo também da angústia pelo que observo.

No mais, minha Psicanálise, faço eu.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário