terça-feira, 4 de dezembro de 2012

FRANCÉS



Diários de Patagônia. Para entender melhor leia os quatro últimos posts.

Na verdade, Marlidina não saia com piada toda hora.

- "As vezes a gente precisa animar a conversa, ela tá meia morta... Piada num é de repente não". E foi assim, dentro da Van, nas caminhadas, no restaurante só quando a situação, ou a dormência de assunto pedia, ela coroava com uma do tipo:

O cumpade morreu e fez de tudo prá cumade. Enterrou o marido, cuidou dos cartório, das parpelada e de tudo um mais. E durou muitos anos essa cuidação toda de cumpade. Um belo dia a cumade achou que deveria de agradecer bela bondade:

- Ô cumpade, çê tá esses anos todo me ajudando na labuta eu tô querendo achá um jeito de mode agradecer o sinhô, cumé qui eu faço?
- Quando a senhora resolver de prevaricar a senhora me dá preferência?

Nos primórdios, os indígenas que habitaram essa região tinham estatura elevada, chegavam a medir dois metros e quinze até dois metros e trinta e tinham pés enormes. Quando os conquistadores espanhóis chegaram ficaram impressionados com aqueles animais, que foram por eles, aos poucos, dizimados como as suas ovelhas. Foram também os conquistadores que marcaram o nome do lugar: Patagônia, ou Patas Grandes.

Hoje não há nenhuma prova viva da existência dos gigantes exceto inscrições em cavernas. Visitamos uma.

Francisco é empresário líder no setor de fabricação de injetáveis plásticos. Sua fábrica moderna, hiper automatizada, está instalada  em cidade do interior  de São Paulo. Ele governa com as práticas mais atualizadas de gestão. Por exemplo: uma vez por semana cabe-lhe a tarefa de lavar um dos banheiros reservados aos empregados. A política da empresa estabelece que o ambiente deve permanecer limpo.

Ele tem outra particularidade que o destaca: é gago. E não só  ele, o pai e irmãos foram ou são todos gagos. Diz ele que o Natal em família começa dia 22 e termina lá pelo 27, até que todos contem as novidades.

Certa vez foi consultado por um de seus empregados se ele poderia receber o pai do rapaz. Quando o homem chegou e entrou na sala, Francisco tomou um susto. Media "uns dois metros de altura por três de largura". O pior veio em seguida, quando o homenzarrão estendeu a mão e disse com voz grossa:

- "Bommboomm dididiaaaa"! O brutamontes também era gago.

Francisco ligou para um auxiliar e pediu ajuda imediatamente. 

Hoje fomos em caminhada de 14 km para conhecer o Vale do Francês. Sobre, só ficarão sabendo depois.

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário