terça-feira, 27 de setembro de 2011

UROS

Estou há muitos dias e por razões diferentes sem trazer ruminescências. Nesse momento encontro boas razões para retornar. Viajamos no sábado pela manhã para o Peru, onde vamos permanecer até o domingo. Lima, Juliaca, Cuzco e Machu Picchu.

No sábado o primeiro impacto: a impresionante imagem do solo vista de cima do avião ao longo de boa parte da viagem. Inóspito, selvagem, pontiagudo, sem vegetação, com cortes profundos, longos sem a menor possibilidade de ocupação humana. Ao mesmo tempo de uma cor e grandeza estonteante. Achei que alí começava a valer a pena a viagem.

Quando o avião aproximou do aeroporto de Lima outro impacto. O oceano pacífico majestoso contido por um paredão rochoso com mais de oitenta metros de altura ao longo de todo o litoral.  Chocante. Tantas impressões iniciais impactantes. Outra, o trânsito, um horror com buzinas estridentes fazendo uma sinfonía urbana de endoidar.  Outra mais, a Praça das Armas com a Cadetral majestosa e os prédios do governo construídos dentro de um conceito arquitetônico singelo mas muito interessante. Passeamos muito por Lima no sábado e domingo e adoramos a cidade. Acostumamos com tudo o que nos impressionou na chegada. As buzinadas passaram a fazer sentido na medida em que compreendemos que elas nunca servem a nada. Ninguém as considera nem dentro e nem fora dos carros.

Na segunda-feira voamos para Juliaca em uma hora e quarenta e cinco minutos de vôo. Juliaca foi outra paulada no conceito. Quatrocentas mil pessoas vivem na cidade, que fica a 3825 de altitude, sem saneamento, isto é não há tratamento de rejeitos. Tudo é lançado em um lago. A quase totalidade de casas e predios, poucos e com poucos pavimentos, sem reboco externo. Procurei saber a razão: a casa rebocada por fora paga imposto ao Estado. A cidade é feia de doer, não me parece que valha a pena.
Juliaca fez parte do roteiro, de passagem, porque foi lá que tomamos uma pequena embarcação com destino ao que nos levou a um misto de encantamento e esturpor. Fomos visitar as ilhas flutuantes onde vivem os UROS.

Os UROS falam o próprio idioma. Sua cultura estabelece um principio e uma regra de conduta. O principio: hoje para você, amanhã para mim. Isto é: hoje te ajudo a construir sua casa, sua ilha flutuante, consertar seu telhado, tecer suas roupas; amanhã você fará o mesmo por mim. A conduta: não seja preguiçoso (AMA QUEILA), não seja ladrão (AMA SUA) e não minta (AMA LULLA).

Os espanhóis destruiram os Incas pelas enfermidades. Armando, um de nossos guias, nos falou que os espanhóis trouxeram doenças que vitimaram três milhões de Incas. Com seus escudos reluzentes ao sol e seus cavalos alados assemelhavam-se a Deus e escravizaram os Incas e tentaram fazer o mesmo com os Uros. Vinte famílias dos Uros conseguiram se salvar  embrenhando-se pelas plantações de tutora (uma planta que se assemelha ao bambu e que dá com abundancia no lago).  Com as raízes da tutora fizeram placas de dois metros de altura que serviu como base das ilhas flutuantes e com a tutora fizeram suas casas, seus móveis, seus barcos.

Estão desde 1495 no mesmo local, renovando suas gerações e mantendo sua cultura com o mesmo principio e conduta. Falam o idioma AYMARA há quinhentos anos. Hoje vivem 63 famílias, cada uma em sua ilha que mede entre quatrocentos e seiscentos metros quadrados, onde abrigam perto de 2500 pessoas.

Algumas viagens nos servem para tantas coisas. Esta me presta uma lição de humildade.

Hoje fomos a uma ilha em rocha firme, TAQUILE. Estivemos com nativos e vivemos outras experiências inovidables. Logo, logo relato.

Até breve.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário