quarta-feira, 20 de setembro de 2023

KAIPAY.

 



Estivemos em Cuzco, Peru, em 2011. Hospedamo-nos no Hotel Monastério adquirido em 1999 pela Orient Express. Construído em 1595 sobre o Palácio do Inca Aman Qhala e fundado em 1598 como o Seminário de San Antônio Abad com o fim de formar sacerdotes católicos. Em 1692 tornou-se a Real Universidad Catolica, voltando a ser Seminário em 1816. Em 1965 foi restaurado por força de um terremoto ocorrido em 1950. Na década de 70 foi remodelado para converter-se em hotel. Uma maravilha!

Cuzco, em quéchua (idioma Inca), é COOSCO que significa centro do mundo. A cidade é localizada no centro das quatro regiões em que se dividia o Império Inca, a 3.350m de altitude e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984.

Visitamos QORIKANCHA, templo maior do Império, reverência ao Deus Sol. Foi construído pelos Incas em 1423 com pedras buscadas, no braço, a 7 km de distância. Quando os espanhóis chegaram a Cuzco em 1532 e viram o conjunto de obras, entre elas Qorikancha, repletas de ouro, consideraram-nas como sendo obras do diabo, já que para eles os incas seriam animais desprovidos de conhecimento e sentimento. Pobres colonizadores.

Fomos a SAQSAYHUAMÁN. Um imenso parque arqueológico. Os Incas plantaram ali o monumento ao Deus Raio, e reverenciaram as lhamas e os pumas, animais símbolos da cultura, assim como o condor (Machu Picchu). A construção com perto de 700 metros de extensão em forma de zig zag (lembrando a descarga elétrica produzida por um raio) de dois platôs de quatro metros de altura construído com blocos imensos de pedra trazidos de jazida a 14 km de distância pensando até 120 toneladas, cada bloco. INACREDITÁVEL! O encaixe dos blocos foram milimetricamente estudados e as pedras polidas. Há duas composições na parede inferior: uma pata do puma e outra o corpo da lhama, dentro da composição de blocos cuidadosamente colocados uns sobre os outros.

Fomos conhecer a Catedral de Cuzco. No geral ela não difere de outras tantas, mas há um particular: o sincretismo religioso, isto é, a convivência entre as duas culturas, Inca e espanhola. Os espanhóis tiveram que ceder muito aos operários e artistas nativos. A pregação católica colocou para os Incas que somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Os quadros pintados e fixados nas paredes têm cavalos com corpos de lhamas e um Cristo de baixa estatura com as pernas cambotas e arqueadas, como as dos Incas. No suporte dos braços dos tronos do coral central, os “índios” artistas escandalizaram os espanhóis com as esculturas de mulheres com os seios desnudos e o ventre proeminente (deusa Terra).

A provocação maior está no quadro que retrata a Santa Ceia. Uma tela de quase dezesseis metros quadrados. À mesa não está um cordeiro, mas sim um CUY (porquinho da índia, que era um animal comum no prato dos Incas). “Quem foi Judas?”, perguntou o artista Inca ao espanhol responsável pela obra da Catedral. “Judas, foi o traidor de Cristo por dinheiro.” A representação de Judas lembra a todos os nativos o rosto de Pizarro, colonizador espanhol. Sobre a mesa, ainda, da Santa Ceia, duas garrafas de Chicha, suco de milho roxo, sem álcool, bebida típica cuzquenha. As imagens esculpidas das virgens são todas com a barriga enorme: grávidas.

Ao voltar para o Brasil eu trouxe algumas palavras que servem a uma síntese dessa experiência. Meu caminhar pelo diverso não tem a busca apenas no estético, mas e, sobretudo, ao que ele me remete.

Os Incas nos deixaram um precioso legado. Sobre altitude, terremotos e outros desastres ambientais, fortes chuvas, intenso inverno, sol escaldante, configurações geológicas íngremes, vales de alto risco de desprendimento de rochas, falta de animais para transporte de cargas, e um sem-número de outros obstáculos, ainda assim, em que pese todas essas restrições eles edificaram um patrimônio à humanidade deixando um tributo histórico de inestimável valor.

Foram colonizados, mas não perderam sua dignidade. Ouvi de um nativo: “Não tínhamos pólvora e nem cavalos, nos submetemos, mas eles não tiraram de nós as nossas tradições.” Esse parece ser o lema da essência da cultura Inca que é expressa numa palavra: KAIPAY que, em quéchua, significa RESISTÊNCIA.

Em outras viagens estive em templos sagrados em Taipei e Thaithong em Taiwan; diante da Sagrada Família de Gaudi em Barcelona; visitei a cidade arrasada de Pompéia; emocionei-me diante da Acrópole em Atenas; nas ruelas de Alhambra e Toledo na Espanha. Estive diante do Muro da Vergonha e visitei o monumento dedicado aos judeus vítimas do holocausto em Berlim e, em Dresden, a igreja reconstruída após cessarem os bombardeios na Alemanha. Percorri, em Moscou, o Salão das Lágrimas do Memorial à Segunda Guerra Mundial. Atravessei os lagos Andinos; vi a agonia do povo cubano no ocaso de um propósito; visitei a vila feudal de Monserrat em Portugal; o Coliseu e as diversas maravilhas de Roma. Deliciei-me com a irônica crítica de Miguelângelo na Capela Sistina. Pisei na Praça Celestial em Pequim e nos pomares do Kremlin.

Fui privilegiado por tantas outras peregrinações, no entanto, o todo daquela visita ao Peru diz respeito às minhas entranhas de cidadão do universo latino-americano, historicamente violentado, vilipendiado, humilhado pelos conquistadores ainda hoje com seus macabros, sedutores e perversos simulacros. Já era e continuará sendo minha regra de conduta no âmbito da microfísica do meu poder, no cotidiano, na família, no trabalho, na vida.

Quero fazer parte daqueles que resistem.

 


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