terça-feira, 24 de maio de 2022

AMANHÃ

 



Ed, protagonista do filme O Homem do amanhã, em cartaz na Amazon Vídeo, coloca como máxima: “Tem aqueles que veem, aqueles que veem porque eu mostro e aqueles que não veem.”.

Eu, então, lembrei-me de uma assertiva que fazia nas palestras que ministrei por mais de quinze anos país-a-fora: “Há três categorias de pessoas: aquelas que estão fazendo as coisas acontecerem; aquelas que estão observando as pessoas que estão fazendo as coisas acontecerem e aquelas que não estão entendendo nada.”.

O filme, americano, é construído em esforço interessante para comunicar a ideia com alegorias e metáforas. Assemelha-se ao recém-lançado Não olhe para cima, já que trata do que em um e em outro é iminente: o futuro.

No futuro todos nós morreremos ainda parece ser algo em que boa parte de nós acredita. A questão é que como e quando e se todos vitimados coletivamente por catástrofe climática ou desatino de nossos líderes ou individualmente, um a cada um, vítima de mazela súbita ou falência geral dos órgãos.

O filme convida a pensar sobre o momento presente, as relações (especialmente as familiares) e sobre o cotidiano de nossas vidas.

Há a figura simbólica do afeto como instrumento de ligação e sentido, mas o que me causou maior interesse foi a impotência do indivíduo diante do desenrolar da História.

Estamos sendo levado algoritmicamente para algo expressivo sinalizado por diferentes variáveis todas de alta combustão: a questão climática, o fosso social, as tecnologias disruptivas e o esgotamento da Política como meio de ajustamento entre os poderes institucionais.

A sensação que fica, como no filme ou à partir dele, é que algo está por vir ali à nossa frente, ainda que em primeiro plano aja um campo verdejante.

Assistam, vale a mensalidade.

 

Até breve.



2 comentários:

  1. Olá Agulhô, li seu post e fui ver o filme. O que muita gente que o verá talvez não saiba é que há muitas centenas de milhares de americanos que vivem como o personagem, a cultura "prepper" é um fato que se expande, existem linhas de produtos, grupos de internet, feiras de produtos, revistas e por aí a fora discutindo estratégias de sobrevivência, listas de suprimentos, rodízio de suprimentos para estarem sempre em estado de uso, escolha de equipamentos, armas e munições (tipos, quantidades, critérios de armazenamento), discussões sérias sobre se numa situação real você deve abrir seu bunker para acolher seus vizinhos que não se prepararam ou se ao contrário você deve priorizar sua sobrevivência e sua família, fechar-se em copas e não dividir seus recursos no WTSHTF (When The Shit Hits The Fan) que eles consideram uma situação com suficiente realidade para tomarem esses cuidados. Deve ser duro viver nessa angústia constante, alimentada pelas notícias reais e por uma vasta rede de teorias de conspiração. Não são propriamente metáforas construídas pelo filme, são realidade para muita gente lá.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, cara. Quando assisti pensei exatamente isto que você trouxe. Não sabia que milhares de americanos, mas supunha que o filme não se distancia muito da realidade projetada. Muito obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir