terça-feira, 18 de outubro de 2011

VERDADE

No meu último post disse que os próximos trariam textos mais interessantes. Alguém comentou comigo que alguns dos meus textos estimulam a leitura da partida até pouco mais da metade, levam ao leitor ao interesse de seguir, mas quase sempre ao final, deixa certo desapontamento.
Todo orgasmo é um desmancha prazer.
Em 1934, Bertolt Brecht dramaturgo alemão escreveu e divulgou na Alemanha hitlerista, um texto: “Cinco maneiras de dizer a verdade”. Para Brecht, na época, quem quisesse lutar contra a mentira e a ignorância e escrever a verdade, teria que superar ao menos cinco dificuldades. Deveria ter a coragem de escrever a verdade embora ela se encontrasse escamoteada em toda parte; deveria ter a inteligência de reconhecê-la, embora ela se mostrasse permanentemente disfarçada; deveria entender da arte de manejá-la como arma; deveria ter a capacidade de escolher em que mãos seria eficiente; deveria ter a astúcia de divulgá-la entre os escolhidos.
Há de Adolf Hitler uma pérola para a ciência política: “Todo homem bem informado é um homem perigoso.”
Como escrever a verdade nos dias de hoje se ela já não consegue mais enganar a ninguém? A verdade não interessa. Pode-se denunciar em qualquer instância e em qualquer fórum que a verdade confunde, já que não se estabelece. Afinal, onde está a verdade?
Penso que ela se perdeu pela ausência do mistério e pelo desinteresse da autêntica e original procura. Tudo se explicita e de tal forma que tudo já se sabe ou vai se saber e em tantas opções de descoberta que nos enfastia. A infernet nos esgota.
Coragem, inteligência e arte são de uma época em que o dizer só poderia ser dito pela via da metáfora, sob pena de se perder a liberdade ou mesmo a vida. Entre nós jovens da época havia uma máxima: “Falou e disse.” Essa nossa expressão estava carregada de sentido, porque no pequeno e no grande ela queria dizer de uma verdade. Fora dessa éramos taxados de CARETAS, portanto, falsos ou fora da onda que nos endereçava a um novo mundo.
Difícil construir sessenta anos de idade e olhar para o que sobra ao ambiente onde se debruça a vida: abundância e efemeridade. Tudo é muito, por demais, rápido e efêmero. Nada dura e permanece. Tudo que é sólido se desmancha no ar, se esvai na velocidade e fugacidade de bits e bytes, a verdade se transmuda, se traveste, se vulgariza.  Não que se torne uma mentira, uma falsidade, um engano, não. Mas a questão é que  não serve a nada, não significa nada, não produz nada, ou melhor, produz nada.
A partir daqui vem o desencanto, leitor, porque suponho estar para alem da metade partindo para o encerramento do texto. Sempre achei que ao divulgar o endereço do dasletra era uma forma de escolher a quem gostaria de deixar algo para que fizesse uso e não há nenhuma astúcia já que aquilo que serve como veneno também pode se converter em vitamina.
A verdade está aí.
Até breve.

2 comentários:

  1. Caro Lo(s)inho, dizem que o melhor da vida está no percurso e não no final... descobrirei!
    Sempre quando estamos vendo algum filme juntos, O Vladimir faz o som de uma bomba caindo assim que saca o final. A Vera vem logo dizendo "Geeeente filme americano é...", você comenta: "essa moça morre no final ou casa com o pai da tia" de não sei quem... e assim trocamos o canal para algo (que não seja americano) que prende nossa atenção desde o título instigante. Paramos de conversar esperando a próxima cena e ficamos perplexos no final; mesmo sem ter tido final, pois esses filmes sempre terminam no meio. São os melhores, é verdade!!!
    Para falar do banal é preciso coragem, inteligência e arte. E como ele está o dia todo e no meio de tudo, não tem fim! É apenas meio...

    ResponderExcluir
  2. Não serei tão abusivo , quanto o claudinho , mas concordo com "alguns" dos seus comentários .
    Como voce tem nos informado de varios fatos sequencias , sempre ponderei os finais como " não perca o próximo "dasletras"chan.. chan...chan..chan....
    Para mim o fato é que o conteudo esta durante a dicertação dos fatos , pois o final só será acertivo se o principio e o meio for forte e entusiasta .
    E o mais importante e ter coragen , para passar aos seus seguidores , algo verdadeiro no conteudo e em suas convicções .
    Gil

    ResponderExcluir