sábado, 1 de abril de 2017

DOLORES



Abril será um mês de verdades. Dramáticas.

Do julgamento, a partir da próxima semana, no TSE deverão, forçosamente, aflorarem algumas.

Se um dos juízes pedirem vistas ao processo, ocorrerá postergação sine die e, dependendo da corrente política do magistrado, das intenções. Este me parece ser para os contendores o melhor prognóstico. Serve àqueles que permanecerão no poder, por razões óbvias e aos que almejam o retorno ao poder, também por razões óbvias. Problema adiado, politicamente, é problema resolvido.

Se houver julgamento e...

Dilma for considerada culpada, portanto, tornando-se inelegível e Temer inocentado consolidar-se-á para os vermelhos a tese de Golpe sustentada inclusive pelo Judiciário com protagonismo de Gilmar Mendes aderente aos azuis.

Dilma e Temer forem considerados culpados com a consequente inelegibilidade de ambos e a cassação do mandato de Temer, ampliar-se-á a convicção jurídica que a política é financiada latu sensu através de processos espúrios. Um legislativo predominantemente formado por potenciais réus janotfachinianos elegerá, em até sessenta dias, o novo Presidente. Nada mais ilegítimo.

Dilma e Temer forem inocentados, o povo terá novamente pago a conta de milhões de reais para custear um processo que se arrastou por dois anos. A montanha terá parido um rato com danos significativos para os azuis. O Judiciário, como Pilatos, lavará as mãos e lançará ao povo a decisão de o que fazer com os réus. A tese de corrupção no processo eleitoral fragilizará e será atenuante no julgamento dos Odebrechts da vida.

Dilma inocentada e Temer culpado, aí os vermelhos vão prá galera, e evoluímos historicamente como a Venezuela e o Paraguai.

Seja a decisão que for tomada pelo TSE, o Brasil saíra de abril, outro.

Abril ainda nos jogará na cara os nossos representantes que serão investigados. E nenhum de nós se lembrará de que votou nele, nos isentando de uma verdade original. A cirurgia que se iniciou em junho de 2013 sofre intercorrências contínuas alargando a potencialidade de danos irreparáveis ao paciente.

Extirpar o câncer pode vitimar.

Simultânea e igualmente dramática é a verdade da deterioração do tecido social, estampado cotidianamente nos noticiários e nas redes sociais, via criminalidade, desemprego, queda do PIB, aprofundamento de pelejas na defesa de direitos fundamentais da pessoa e das classes, entre tantas outras mazelas.

Abril, em que pese inúmeras convocações para as ruas servindo aparentemente para sensibilizar a população para questões específicas tais como Reforma da Previdência e Trabalhista, Corrupção e outras, ainda não será tão dramático como maio.

No dia 03 de maio, está previsto evento em Curitiba colocando o Herói Nacional e suas armas probatórias diante do Homem Mais Honesto do Planeta. Independentemente do resultado do TSE, a performance do Herói, somado à lista janotfachiniana se configurará as veias expostas da América Latina.

Trump ficará feliz. Poderá continuar seu teatro de horrores. Os holofotes estarão voltados para o sul.



Até breve, suponho.

7 comentários:

  1. E temos poucos dispostos a dar a cara a tapa. Um Sergio Moro, um Deltan, um Doria....
    Por isso, corrupção reina. É fácil, ninguém quer gastar energia com isso. Melhor ficar no mundinho a combater o combate dos outros.
    Falta gente de bem, eis o motivo do Brasil ser Brasil.
    Ética?
    Ética é lutar pelo bem de todos. Se não luto, sou ético? Sou diferente?

    ResponderExcluir
  2. Tenso....abril será um mês tenso. Espero sobreviver.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria, mas não consigo acreditar na nossa democracia. Ela é uma falácia. Não há independência entre os poderes; a bandidagem está solta em todas as camadas da sociedade; os valores foram jogados no lixo e muito mais. Sem dúvida, abril e maio serão muito emocionantes, mas, quaisquer que sejam os resultados, não trarão solução.O país está fragmentado e fragilizado, não há ninguém com capacidade de unir os brasileiros.
    Eu só vejo um caminho. É só uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
  4. Meu avô chamava isso de "sinuca de bico".

    ResponderExcluir



  5. "É preciso que a sociedade tenha ódios para fazer as transformações com que progride, tal como a terra precisa de ser lavrada para ser fértil"
    Henry de Montherlant

    Com certeza, abril será um mês de transformações. É hora de lavrar a terra, adubá-la, afastar " as pragas", as " ervas daninhas", preparar para novo plantio.
    Quem sabe as sementes germinarão e teremos árvores frondosas e frutíferas?
    Só assim teremos o Brasil que sonhamos, a verdadeira democracia.
    Vale acreditar!!

    ResponderExcluir
  6. Falta um tango argentino para fundo musical deste enredo.

    ResponderExcluir