sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DÁDIVA



Diferir é, fundamentalmente, um ato de coragem. Coragem, etimologicamente, é agir com o coração. Coração é o signo da vida. Corajoso não é o temerário que se lança, corajoso é aquele capaz de avaliar riscos, porque ama a vida.

Mateo nos veio sob á égide da coragem. Foi concebido dentro de uma configuração genética que lhe imporá, ao longo provavelmente de toda a sua vida, especial zelo com aquilo que ingerir. Deverá manter rigoroso controle sobre a alimentação que estará constituída de um cardápio distinto do convencional.

Mateo é dessemelhante. Isto é, faz parte de uma parcela de pessoas que necessita estar permanentemente atentas sob a procedência dos alimentos devendo os mesmos ser, em tese, quase sempre de origem vegetal. Ele poderá ingerir uma quantidade controlada de proteína de procedência animal. Caso exceda poderá correr riscos importantes.

Leandro e Camila (Lindinho e Camileta) administram. Ontem, feito o exame semanal (que será rotina), face à dieta prescrita pela nutricionista que acompanha Mateo, os índices estabelecidos estão em níveis excelentes.

Recebi email de Leandro a propósito de uma palestra que lhe indiquei. Pedi a ele que me autorizasse a transcrevê-lo aqui, porque o considero oportuno, necessário, esclarecedor e nos servirá (aos mais próximos) como um registro.

“Caro Vovô Guiô.

Gostaria de agradecer a palestra enviada. É muito inspiradora e esclarecedora. 

Acredito que no nosso caso não foi bem a dificuldade que assustou, mas sim o novo e o desconhecido. 

Novo, nosso próprio Mateo, que estamos a cada dia aprendendo a lidar e amando mais e mais. 
Desconhecido e inesperado, o Mateo como ele nasceu. Não como talvez tenhamos imaginado, mas como ele é. 

Entretanto o medo já ficou para trás, tão logo passamos a entender e dominar o desconhecido e torná-lo conhecido. 

Desconhecido agora somente como será. Porém, assim é boa parte da vida. Vida, aliás, que é cheia de mistérios e não tem como querer entendê-los, pois após assistir a palestra, vi o quanto somos ignorantes em relação a muitas coisas... 

Ao contrário de Gary Yourofsky, o Mateo nasceu quase um Vegano (ele ainda tem a opção de usar couros e outros derivados) e não se trata mais de ser uma deficiência  genética, pois acredito que possa ser também uma evolução genética da natureza, transformando pouco a pouco a humanidade em Veganos e Vegetarianos. 

Entretanto ainda que no futuro essa seja uma realidade, seria necessário que a natureza mudasse também o gene da crueldade, que domina há séculos nosso planeta. Pois se no passado o homem escravizava o homem para auferir seus ganhos, na atualidade faz isso com animais e disfarçadamente ainda com homem, pois somos ou não somos também escravos do que nos fazem acreditar? 

Pode ter sido um escândalo na Europa descobrir que estavam comendo carne de cavalo onde deveria ser de boi, mas quantas outras coisas não “engolimos” sem saber? Ou pior, sem querer saber? 

Afinal, dizem que o que os olhos não veem o coração não sente. E assim caminha a humanidade, com milhares de pessoas passando fome que comeriam até um boi. Devemos condená-las por isso? Certamente não. Mas será que a mesma crueldade que mora nos corações daqueles que maltratam animais irracionais não mora nos corações daqueles que simplesmente ignoram os milhões de famintos mundo afora?

Propostas há muitas, falta colocar a mão na massa. 

Como devemos dar um passo de cada vez, farei o que já algum tempo habita minha mente, vou ser vegetariano como meu filho e espero assim estar contribuindo de alguma forma e sempre saberei que posso muito mais para ajudar.

Abs.”

Zeroum, meu netinho, é uma nova referência.

Até breve.

PS> A palestra está em GARY YOUROFSKY

4 comentários:

  1. Lozinho,
    só você, um Palavrador, para unir Dádiva com Coragem de uma forma tão sincera e profunda.
    Mateo é dessemelhante, diferente da maioria, nada mais que isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O título representa bem o que Mateo é para nós, uma dádiva. E com ele veio um mundo para desbravarmos juntos como uma familia. Assim Lindo escreveu bem. Nosso amor é cada dia maior e nos inspira a sermos melhores! Vovô Guiô, zeroum veio para transformar tudo a nossa volta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila e Leandro,
      A cada dia mais são os dessemelhantes que provocam a inclusão e a mudança em nosso mundo... São os dessemelhantes que lutam para uma sociedade mais igualitária, ou minimamente mais justa. Concordo com Leandro quando ele diz da evolução genética da natureza. Tenho a certeza de que Mateo chegou para agregar valores e ensinamentos as NOSSAS vidas, nos ajudando a amadurecermos e crescermos moral e espiritualmente. Como bem escreveu o tio Lozinho, CORAGEM, agir com o coração... Isso faz parte da nossa vida, da nossa criação, da nossa família. E digo NOSSA, com letras maiúsculas, para reafirmar com palavras o que demonstramos com gestos, que somos uma FAMÍLIA. Desde sempre compartilhamos nossos pais e irmãs e agora meu sobrinho amado! Amo vocês!
      Carol

      Excluir
  3. Ola Camila,
    gostaria de compartilhar com vocês este link que indaga "Quem são os diferentes?"
    Espero poder inspirá-la um pouquinho mais.

    http://goo.gl/SXpQz

    Julio

    ResponderExcluir